A infertilidade masculina é uma condição muito mais comum do que muitos imaginam. Suas causas podem ser diversos fatores que afetam a qualidade ou a quantidade dos espermatozoides.
Por isso, entender quais devem ser as suas causas e os caminhos que temos para realizar o tratamento é fundamental para quem está tentando ter filhos e está enfrentando dificuldades.
Infertilidade masculina: o que é e por que acontece?
O diagnóstico de infertilidade masculina ocorre quando o homem tem dificuldades para engravidar a sua parceira após um ano de relações sexuais frequentes, sem uso de métodos contraceptivos.
A infertilidade masculina pode estar relacionada a alterações na produção, na forma ou ainda na movimentação dos espermatozoides. Bem como em fatores hormonais, anatômicos ou genéticos.
Dentre as causas mais comuns, podemos citar, por exemplo:
- Varicocele: uma dilatação das veias do testículo que interfere na produção dos espermatozoides;
- Infecções: doenças como caxumba, clamídia e gonorreia podem causar inflamações que afetam diretamente os testículos ou os canais por onde os espermatozoides passam;
- Alterações hormonais: disfunções na produção de testosterona ou outros hormônios que regulam a fertilidade também podem prejudicar a função testicular;
- Fatores genéticos: algumas alterações cromossômicas ou mutações genéticas interferem na produção dos espermatozoides;
- Estilo de vida: o uso de anabolizantes, tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade e a exposição a substâncias tóxicas também podem reduzir a fertilidade masculina,
- Problemas anatômicos: obstruções e alterações nos canais que conduzem os espermatozóides ou condições como ejaculação retrógrada.
Mas é importante ressaltar que a infertilidade masculina não apresenta sintomas evidentes muitas vezes. Isso pode acabar atrasando a busca por ajuda especializada e o início do tratamento.
Por isso, diante de qualquer dificuldade para engravidar, é fundamental que o homem passe por uma avaliação o mais rápido possível.
Como é o diagnóstico da infertilidade masculina?
O principal exame para avaliar possíveis casos de infertilidade masculina é o espermograma, que nada mais é do que uma análise do sêmen para verificar o número, a morfologia, assim como a motilidade dos espermatozóides.
Mas há também outros exames para confirmar o quadro, como:
- Exames hormonais;
- Ultrassonografia testicular;
- Avaliação genética,
- Testes para detecção de infecções ou alterações imunológicas.
Nesses casos, o principal objetivo é descobrir a origem da infertilidade, para encontrar o tratamento ideal para o caso.
Tratamentos seguros para infertilidade masculina
A boa notícia é que é possível tratar com sucesso muitos casos de infertilidade masculina.
A escolha da abordagem vai depender da causa e pode envolver desde mudanças no estilo de vida, até intervenções cirúrgicas e técnicas de reprodução assistida, caso seja necessário.
No geral, temos diferentes tratamentos à disposição. Por exemplo:
- Cirurgia para varicocele: um dos procedimentos mais realizados e com ótimos índices de sucesso, principalmente quando há alteração no espermograma;
- Correção de obstruções: em casos de bloqueios anatômicos, a cirurgia pode ajudar a restabelecer o fluxo dos espermatozoides;
- Uso de medicamentos hormonais: indicado quando há desequilíbrios hormonais que prejudicam a fertilidade;
- Tratamento de infecções: antibióticos e cuidados específicos podem contribuir para restaurar a função reprodutiva após uma infecção;
- Reversão de vasectomia: homens que realizaram vasectomia e desejam reverter o procedimento,
- Reprodução assistida: técnicas como inseminação intrauterina (IIU) e fertilização in vitro (FIV), também são alternativas eficazes quando os tratamentos convencionais não resolvem.
Buscar ajuda é um ato de coragem e de cuidado
É muito comum que os homens acabam demorando mais para procurar ajuda por receio, vergonha ou por achar que o problema sempre está na parceira.
Mas a verdade é que cuidar da fertilidade e da saúde íntima masculina é uma das partes mais importantes para promover o bem-estar. Por isso, quanto mais cedo investigarmos, maiores são as chances de encontrar uma solução segura e eficaz.
Na grande maioria dos casos, a infertilidade masculina tem tratamento. Portanto, com a ajuda de um profissional especializado, é possível tirar o seu sonho de ser pai do papel e promover o seu autocuidado.
Então, se você está enfrentando dificuldades para engravidar, não hesite em buscar uma avaliação especializada.
Sou o Dr. Lucas Claros, urologista e estou à disposição para analisar e orientar sobre o melhor tratamento possível, com segurança, clareza e respeito em cada etapa!