A testosterona baixa é uma condição que afeta muitos homens, principalmente a partir dos 40 anos, podendo interferir diretamente na energia, na libido, na massa muscular e até mesmo no humor.
Mas o que muitos não sabem é que, com o diagnóstico correto, é possível tratar a testosterona baixa com segurança, devolvendo qualidade de vida e disposição para o dia a dia.
Testosterona baixa: quando os sinais começam a aparecer
A testosterona baixa é o nome que damos para casos de diminuição nos níveis do principal hormônio masculino no organismo: a testosterona.
Isso costuma acontecer naturalmente com o passar dos anos. Mas, em alguns casos, pode estar relacionada a outras condições clínicas, como obesidade, diabetes, sedentarismo ou o uso de certos medicamentos.
A grande questão é que, quando os níveis desse hormônio caem, o corpo começa a dar sinais. Dentre eles, podemos destacar, por exemplo:
- Queda na libido e dificuldades com ereção;
- Cansaço excessivo, mesmo após descanso;
- Diminuição da massa muscular;
- Aumento da gordura corporal;
- Redução na densidade óssea;
- Irritabilidade, tristeza ou falta de motivação;
- Problemas de concentração e memória,
- Sono irregular.
Mas é importante destacar que esses sintomas nem sempre estão relacionados exclusivamente a um quadro de testosterona baixa. Por isso, a avaliação médica é fundamental para encontrar a principal causa.
Como é o diagnóstico da testosterona baixa
Se houver desconfiança de um quadro de testosterona baixa, o primeiro passo é passar por uma consulta para entender melhor os sintomas e os fatores de risco envolvidos.
O exame mais comum para confirmar o quadro é a dosagem de testosterona total no sangue. A coleta deve ser pela manhã, quando os níveis hormonais costumam estar mais altos.
Em alguns casos, também pode ser necessário avaliar a testosterona livre, além de outros hormônios relacionados, como LH, FSH e prolactina.
Tratamento da testosterona baixa: segurança e individualização
Após a confirmação de testosterona baixa, o tratamento deve ser sempre personalizado, levando em consideração a causa, a intensidade dos sintomas e o perfil de saúde de cada paciente.
No geral, as opções terapêuticas que temos disponíveis incluem:
- Reposição hormonal com testosterona: pode ser por meio de gel transdérmico, injeções intramusculares ou implantes subcutâneos;
- Tratamento de causas secundárias: em alguns casos, é possível normalizar os níveis de testosterona tratando doenças associadas, como obesidade, por exemplo,
- Mudanças no estilo de vida: alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, controle do estresse e sono de qualidade podem contribuir para uma melhora natural dos níveis hormonais.
O mais importante nesses quadros é que todo o processo tenha o acompanhamento médico regular.
Afinal de contas, o uso inadequado da reposição hormonal pode trazer riscos, como alterações hepáticas, ginecomastia (crescimento das mamas), retenção de líquidos e até efeitos sobre a próstata.
Resultados positivos: mais disposição e qualidade de vida
No geral, homens que passam pelo tratamento correto para testosterona baixa costumam relatar uma melhora excelente no dia a dia.
Se bem feito, o tratamento vai ajudar a aumentar a disposição, melhorar o humor, a qualidade do sono e a libido.
Além disso, por ajudar a restaurar o equilíbrio hormonal natural do organismo, um tratamento bem sucedido também é capaz de devolver ao corpo o que ele precisa para funcionar bem como um todo.
Conte com ajuda especializada e não ignore os sinais
Muitos homens evitam falar sobre queda da libido ou mudanças no corpo por vergonha ou receio. Mas esses sintomas precisam de atenção e, muitas vezes, podem ser sinais de algo que necessita de tratamento.
Nesses casos, buscar a ajuda de um especialista em saúde masculina é o primeiro passo para entender o que está acontecendo e encontrar uma solução segura.
Com o diagnóstico correto e o tratamento adequado, é possível tratar a testosterona baixa com eficiência, promovendo uma recuperação da vitalidade e da qualidade de vida.
Se você acredita que está enfrentando sintomas de testosterona baixa ou se deseja cuidar melhor da sua saúde hormonal, eu, o Dr. Lucas Claros, estou à disposição para oferecer uma avaliação completa e um plano de tratamento individualizado, baseado em atenção, respeito e personalização.