A hiperplasia prostática benigna é uma condição muito comum entre os homens, especialmente a partir dos 40 ou 50 anos. Trata-se do aumento natural da próstata, que pode acabar comprimindo a uretra e causando diversos sintomas urinários.
Se você tem sentido aquela vontade constante de ir ao banheiro, dificuldade para urinar ou sensação de bexiga cheia o tempo todo, fique atento! Afinal, esses podem ser sinais claros de que sua próstata precisa de atenção.
Enfim, entender os sintomas e saber quando procurar um urologista faz toda a diferença para manter sua saúde em dia e garantir mais qualidade de vida.
Sinais de hiperplasia prostática benigna: fique atento aos sintomas
A hiperplasia prostática benigna costuma se manifestar de forma progressiva, com alguns desconfortos urinários que nem sempre são levados a sério no começo.
Os principais sintomas incluem, por exemplo:
- Aumento da frequência urinária, principalmente à noite;
- Jato de urina fraco ou interrompido;
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
- Dificuldade para iniciar a micção;
- Necessidade de fazer força para urinar;
- Urgência urinária, aquela vontade súbita, difícil de segurar.
Se você percebe que está acordando várias vezes durante a madrugada para ir ao banheiro ou que precisa ir com muita frequência ao longo do dia, acenda o alerta, pois isso não é normal e merece investigação!
Quando procurar um urologista?
Perceber os sinais da hiperplasia prostática benigna já é motivo suficiente para procurar um urologista. Afinal, quanto antes for feita a avaliação, melhor!
Assim, é possível evitar que os sintomas piorem e até prevenir complicações, como infecções urinárias, retenção urinária e até problemas nos rins.
Além disso, homens a partir dos 45 ou 50 anos ou até antes se houver histórico familiar de câncer de próstata, devem incluir a consulta com o urologista na rotina de check-ups, mesmo sem apresentar sintomas.
O urologista é o profissional indicado para avaliar a próstata, solicitar exames e indicar o melhor tratamento, seja para a hiperplasia, para outras alterações benignas ou até para diagnosticar precocemente problemas mais sérios.
Existe tratamento para hiperplasia prostática benigna?
A hiperplasia prostática benigna tem tratamento e ele pode ser bastante eficaz. Contudo, a escolha do tratamento vai depender da gravidade dos sintomas, do tamanho da próstata e da sua qualidade de vida.
Entre as opções estão:
- Mudanças no estilo de vida: reduzir cafeína, álcool e controlar o consumo de líquidos à noite;
- Medicamentos: ajudam a relaxar a musculatura da próstata ou a reduzir seu volume com o tempo;
- Procedimentos minimamente invasivos: indicados quando os medicamentos não são suficientes,
- Cirurgias: atualmente, existem técnicas seguras com recuperação rápida e excelentes resultados.
Mas mais importante é não adiar a busca por ajuda. Quanto antes começar o acompanhamento, maiores são as chances de controlar o problema de forma simples e sem impacto na sua vida.
Cuide da sua saúde e da sua qualidade de vida
A hiperplasia prostática benigna pode até ser comum, mas isso não significa que você deve conviver com desconforto, limitações e noites mal dormidas. Cuidar da próstata é uma atitude de autocuidado, prevenção e qualidade de vida.
Se você identificou algum dos sintomas que citamos, não espere! Agende uma consulta com um urologista, faça seus exames e comece seu tratamento, se necessário. Sua saúde agradece!
Eu, o Dr. Lucas Claros, urologista, estou à disposição para realizar uma avaliação completa, com uma abordagem personalizada e soluções seguras!